Existe uma característica que distingue os jogadores de RTS sul-coreanos dos do resto do mundo - propensão para um alto número de APM's, ou Actions Per Minute.
Não se sabe se é uma característica genética, ou meramente social, dado que co-habitam num meio hiper-competitivo, mas é um facto que um sul-coreano e starcraft na mesma frase normalmente são sinónimos de pwnage!
Action traduz-se num clique de rato ou do teclado que tenha um efeito no jogo. O acto de selecção duma unidade ou edifício. O activar duma habilidade. Uma ordem de ataque. Basicamente, um input do jogador num RTS.
Perícia em Starcraft actualmente mede-se em velocidade de acção, em vez de pensamento estratégico. Existe um nº reduzido de grandes decisões num jogo. Normalmente há um plano, o mais eficiente para a raça em questão, para um adversário em particular no mapa a ser usado. E depois ganha o mais rápido a implementá-lo e a controlar as suas unidades de modo eficaz. APM's - Acções Por Minuto. Um jogador profissional de Starcraft deverá ter uma média acima de 300. Um mínimo de 5 inputs válidos por segundo.
Impressionados?
Agora vem o melhor. A cena competitiva de Starcraft na Coreia do Sul não só é a melhor do mundo, como tem comentadores que lhe dão vazão. Para contextualizar, um Reaver é uma unidade de artilharia dos Protoss. Vejam um comentador a quebrar o limite de WPM's
Não se sabe se é uma característica genética, ou meramente social, dado que co-habitam num meio hiper-competitivo, mas é um facto que um sul-coreano e starcraft na mesma frase normalmente são sinónimos de pwnage!
Action traduz-se num clique de rato ou do teclado que tenha um efeito no jogo. O acto de selecção duma unidade ou edifício. O activar duma habilidade. Uma ordem de ataque. Basicamente, um input do jogador num RTS.
Perícia em Starcraft actualmente mede-se em velocidade de acção, em vez de pensamento estratégico. Existe um nº reduzido de grandes decisões num jogo. Normalmente há um plano, o mais eficiente para a raça em questão, para um adversário em particular no mapa a ser usado. E depois ganha o mais rápido a implementá-lo e a controlar as suas unidades de modo eficaz. APM's - Acções Por Minuto. Um jogador profissional de Starcraft deverá ter uma média acima de 300. Um mínimo de 5 inputs válidos por segundo.
Impressionados?
Agora vem o melhor. A cena competitiva de Starcraft na Coreia do Sul não só é a melhor do mundo, como tem comentadores que lhe dão vazão. Para contextualizar, um Reaver é uma unidade de artilharia dos Protoss. Vejam um comentador a quebrar o limite de WPM's
Mind = blown.
Ah, se ficas surpreendido com isso tens que ver uns jogos de futebol comentados por sul-americanos. ;)
ResponderEliminarTinha uma ideia melhor dos gráficos do SC. Parece tão velho nesse vídeo.
Anyway, se entrar na beta do SC2 e por acaso vir um nick que me lembre um coreano, faço logo rage quit. O gajo até pode ser queniano, mas não estou disposto a correr o risco. <_<
Lol!
ResponderEliminarCom sorte o matchmaking vai-te manter afastado desses gajos. E a mim também :P
A divisão do pessoal que joga em ligas de 100 pessoas, separados de acordo com a performance online deve trazer resultados interessantes.
Às vezes ser o melhor dos piores pode ser motivação que chegue.