terça-feira, 8 de setembro de 2009

Jogos Adultos

Estava eu a ouvir um podcast do 1Up, Listen Up, há uns dias sobre jogos adultos, não adultos no sentido de XXX, mas aquele tipo de adulto que acarreta uma história poderosa, tomada de decisões difíceis impostas ao jogador, envolvimento de temas controversos, etc.

O que me ficou na memória dessa discussão foi o que um gajo (acho que se chamava N'gai ou coisa parecida, um daqueles nomes que só querem meter nojo para quem os quer escrever) disse.

Basicamente usou um exemplo. No Mass Effect é possível fazer sexo com uma alien sejamos uma personagem masculina ou feminina. O sexo é um tema adulto obviamente, mas a maioria dos jogadores olha para esta situação como um "achievement" (YO!) a ser desbloqueado, vai a FAQs ver como conseguir isto (uhm... lembra-me alguém... quem será?... acho que o conheço...), pergunta em fóruns, etc.


Por um lado fico triste, porque isto parece implicar que ainda não estamos muito preparados para receber jogos adultos, daí estes não saírem cá para fora frequentemente (Bioshock, Braid?) e é algo que espero que mude. Por outro lado, isto sempre foi a natureza dos jogos desde que foram criados, desafios para serem superados pelo jogador.

Enfim, desde que continuem a sair jogos de que eu goste, sejam adultos ou não, já me dou por contente.

4 comentários:

  1. Os jogos sofrem uma pesada associação aos brinquedos, e como tal, têm-lhe enraizada a imagem da infantilidade.

    Mesmo os brinquedos para adultos não conferem grande sensação de maturidade (*wink *wink)

    Existem alguns altamente estimulantes para o cérebro, como o cubo de Rubik, ou para o físico, como uma corda de saltar, mas nenhum brinquedo é emocionalmente relevante quando sai da caixa.

    Os jogos ainda sofrem desse estigma. Enquanto forem divertidos, fundem-se, em termos de noção, com os brinquedos.

    Existem outros factores. Mas a maioria das pessoas quer um jogo para se divertir e não para se auto-descobrir. Um pouco como nos livros e nos filmes - os que vendem, por norma, não são os que contribuem para o nosso avanço individual.

    ResponderEliminar
  2. A discussão que isto gerou... muito trabalhinho para recuperar. ^^

    ResponderEliminar
  3. Indeed...

    Preciso de arranjar um modo passivo de ganhar dinheiro. Assim, podia largar o trabalho (modo activo de ganhar dinheiro) e enveredar em actividades muito mais recompensadoras.

    ResponderEliminar
  4. Vê lá se partilhas esse modo passivo aqui com o "je" que o activo que eu tenho já me mete nojo há uns belos tempos.

    ResponderEliminar