quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Uma forma melhor de teclar

As pessoas habituam-se a tudo, lá parece dizer o adágio. Há anos que usamos o mesmo layout nos teclados - o QWERTY. Se pensar a sério sobre a forma como teclo, reparo que as minhas mãos passeiam-se pelo teclado, em vez de ter cada um dos meus dedos a "tomar conta" de um pequeno conjunto de teclas.

Se pensar ainda mais a sério, reparo que é o dedo indicador que abre cada sequência de 2-3 letras - indicador, médio e, com sorte, anelar antes de mudar de mão para ir sacar mais letras à outra metade do teclado, ou usar os polegares para a barra de espaços.

Tendo em conta o tempo que passo a bater nas letras, apercebo-me que ando a desperdiçar a maior parte das minhas mãos, e a cultivar um belo síndroma de túnel carpal.

A passagem a um teclado Dvorak é interessante, mas valerá a pena o esforço para contrariar anos de memorização do mesmo layout? Valerá a pena prender-me a um novo layout e no futuro, por mudar de teclado, forçar-me a habituar-me de novo ao velhinho QWERTY?



É, as pessoas habituam-se a tudo.

Imagem, e inspiração, via bit-tech.net.

Sem comentários:

Enviar um comentário