segunda-feira, 7 de setembro de 2009

E se a carta de navegador existisse?

E se para navegar na Net fosse necessária carta, da mesma forma que para circular na estrada conduzindo um veículo automóvel é necessária documentação?

Toda a gente sabe que a anonimidade resulta num certo grau de liberdade - não existiriam trolls de forúns se assim não fosse.

Mas se para qualquer coisa na Net fosse deixado um trilho claro e evidente, que fosse além do IP de onde partiram os pedidos de acesso, certamente haveria um cuidado maior nas coisas que se dizem e fazem no éter.

Suponho então eliminar apenas a liberdade pelo anonimato. Nenhuma outra. Todos livres de verem e fazerem o que lhes apetecer, desde que assumam responsabilidade. Afinal de contas, quem tem tudo certo não tem nada a esconder.

No entanto, estaríamos a abrir uma porta para futuras inibições e tabus. Afinal de contas a sociedade fora da Internet já é muito boa a censurar-se e a abafar dissidentes.

Por mais monstros que surjam escondendo-se nas sombras, sempre temos a escolha de as abandonar e dar a cara pelas causas que achamos justas. Inclusive caçar esses idiotas. Ou ignorá-los.

Imaginar um mundo sem este tipo de liberdade é como imaginar um mundo obscurecido pelo convencionalismo e conservadorismo.

Não dá para mim.

2 comentários:

  1. Dasse... Estava a ver que ias defender a proibição de anonimato na net, 1984 here it comes!

    O belo sistema de redundância de protecção dos diferentes tipos de média que está activo há largos anos era capaz de sofrer um bocadinho. :P

    ResponderEliminar
  2. Isto é o que os anglo-saxónicos denominam como...

    "FEINT!"

    :)

    ResponderEliminar