segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Avatar: The Last Airbender

Tenho que mencionar rapidamente um anime que acabei de ver há pouco tempo, Avatar: The Last Airbender.

Imagem emprestada de portuganime.co.cc

Avatar

Apanhei bocados desta série no cartoon network quando era mais novo e a fazer zapping. Quando digo bocados quero dizer segundos. Nunca me conseguiu captar a atenção. Parecia demasiado infantil e norte-americana. No entanto, ouvi falar muito bem disto no LEOG (League of Extremely Ordinary Gentlemen) , um dos podcasts do site Spill, e estes não costumam ver animação japonesa.
Esta série é escrita, produzida e realizada por norte-americanos e, claro, vocalizada também por norte-americanos (deve ter para lá uns canadianos; eles andam sempre por lá infiltrados), mas a animação é completamente coreana.
A animação vai do banal para o incrivelmente fluído, competindo muito bem com o melhor que já vi em anime, e eles fazem isto inteligentemente. Se não houver acção, baixa-se a qualidade, quando há acção sobe qualidade. Parece lógico.
A história é bastante simples. Um mundo ficcional onde existem 4 países, um para cada elemento: água, fogo, terra e vento. No entanto, existe uma figura, o Avatar, que controla todos os elementos e que renasce sempre que morre. O país do Fogo iniciou há 100 anos uma invasão massiva dos outros países e embora o Avatar exista como força de balancear o poder no mundo este desapareceu nunca tendo sido visto nesses 100 anos... até agora. O que vamos acompanhar é a jornada do Avatar (e dos seus companheiros) para travar o país do Fogo.
Esta série tem tanto momentos de infantilidade (os vários momentos de comédia que até me fizeram rir) como momentos bastante adultos (uma mulher psicótica a querer matar tudo e todos parece-me adulto, não?) e dura apenas 3 temporadas. Ainda estou um bocado parvo de pensar que isto foi produzido pela Nickelodean.

Em suma, para quem estiver interessado em animação, especialmente do género acção, aconselho bastante a ver isto. Tem uma história com princípio, meio e fim e isto é muito mais do que posso dizer de várias séries anime que já vi.

Sem comentários:

Enviar um comentário